domingo, 30 de março de 2008

In "Manual Para Alpinistas Sociais"


"De acordo com Andy Warhol [1], toda a gente, um dia, seria célebre nem que fosse por 15 minutos. Warhol dizia também que não importa o que dizem e escrevem sobre nós, mas sim o tamanho da coluna onde isso aparece escrito. Por cá, são muitos os que seguem essa máxima. No nosso país, os alpinistas sociais existem desde sempre, mas com o surgimento de programas como o Big Brother, eles deixaram de ser tão comedidos.

Nunca percebi muito bem a diferença entre Big Brother, Big Brother Famosos e Quinta das Celebridades. Só sei que a Lili Caneças dizia que nem morta entraria no Big Brother, mas depois aceitou participar no Big Brother Famosos. Mas talvez a razão até seja simples... Para algumas pessoas, o facto de terem dinheiro não é suficiente. Elas querem mediatismo, querem ser reconhecidas. Se não são notícia, se não aparecem na capa das revistas, morrem de raiva. E foi isso mesmo que aconteceu, o Big Brother tocou-lhes na ferida. O espaço que antes era inteiramente ocupado com notícias sobre as suas idas ao supermercado, às festas ou ao cabeleireiro, passou a ser preenchido por histórias (verdadeiras) da vida real.

Cláudio Ramos é outra dessas muitas figuras que criticou o Big Brother e os seus concorrentes, e depois foi lá parar. Toda a gente sabe que ele concorreu desde a primeira edição e nunca foi apurado… Talvez tenha sido isso que apoquentou o homem que proferiu em directo, na televisão, que o Mário do Big Brother
[2] tinha feito por ir preso só para aparecer novamente na capa dos jornais. Logo ele, que já fez e continua a fazer de tudo para ser conhecido. Como é que esta figura pode satirizar José Castelo Branco, quando as únicas diferenças entre os dois são os factos de José Castelo Branco trajar Chanel, não usar uma prótese odontológica barata e ser bem resolvido sexualmente!

Cada tipo de fama acaba por cingir-se a um determinado público, salvo quando a pessoa consegue expandir a sua fama a outros públicos. Mas quem é o público das criaturas que ganham dinheiro a dizer mal de uns e de outros frente a uma câmara de televisão? Eu deleitava-me, se pudesse ver essas mesmas pessoas a fazer os análogos comentários ao lado de pessoas que conhecem a vida desses comentadores de cor e salteado! Era vê-los caladinhos e mansinhos que nem uns cordeirinhos…"


[1] Um dos iniciadores e expoentes da Pop Art. Nasceu em 6 de Agosto de 1928, em Pittsburgh, nos EUA; morreu em 22 de Fevereiro de 1987, em Nova Iorque.
[2] Mário Ribeiro, conhecido por "Big Mário" devido à sua aparição no concurso Big Brother" da TVI. Foi condenado a 20 de Março de 2007, num tribunal do Porto, a sete anos de cadeia por diversos crimes, incluindo os de roubo qualificado e agravado.

Sem comentários: